13 de junho de 2010

O Imperador - o novo ciclo


A palavra Imperador vem do latim imperator que quer dizer o comandante. Representa de uma forma geral o patriarcado. Em todos os sistemas, o Imperador aparece sentado.

No Tarô Egípcio ele aparece recostado num cubo dentro o qual está a figura de um gato, referência a deusa Bastet representando os poderes do sol. É o intelecto dominando as emoções.

No Tarô de Marselha está recostado num trono à espera do momento de agir. Os pés firmes no chão dão a ideia de segurança e todos eles estão coroados e carregam um cetro na mão direita.

Como dito antes é a figura do pai, daquele que fecunda toda a criação, que ampara e rege daí seus mitos serem Zeus e Xangô. É a construção dos conceitos de moral, segurança, iniciativa, auto-suficiência e responsabilidade. Representa a nossa iniciativa sendo aplicada, o trabalho e as realizações influindo em nossa emoção.

Em geral vai sempre representar a pessoa que exerce poder sobre nossa vida tanto podendo ser do sexo masculino ou feminino. É o empreendedor seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário